Armário cápsula – qual seu estilo?

Você já abriu o guarda roupa lotado e falou que não tinha nada pra vestir? Esse problema acontece porque estamos sempre seguindo a moda da novela ou da blogueira famosa e que muitas vezes são roupas que não nos caem bem. As vezes a peça é horrível e não combina com o nosso estilo (lembra do crocs ou aqueles tênis com salto? Pois é).

O armário cápsula é um guarda roupa minimalista com roupas que combinam com seu estilo e que combinem entre si, fazendo com que você tenha somente peças que ama! Em outros países as pessoas separam 33 peças pra usar em cada estação, mas como o Brasil é dedo no cu e gritaria né minha senhora, nem mesmo o clima é bem definido, então não aconselho ter um número específico, segue o rumo do teu próprio coração haha segue essas dicas que é sucesso! 😉

Primeiro você precisa descobrir o seu estilo

Se você não sabe qual seu estilo, sugiro um pequeno exercício: acesse o site pinterest e crie duas pastas: uma com looks que você quer ser vista e outra com looks que não quer ser vista.

Isso mesmo, não é uma pasta com roupas que você GOSTA, são roupas que você QUER SER VISTA. A moda serve pra mostrar pro mundo como nos sentimos e nos expressamos. Eu falei que era um exercício pequeno né? Mas talvez não seja, o pinterest é realmente viciante e talvez vc fique horas buscando inspirações e até ideias pra reformar a casa hahaha.

Mas voltemos às roupas. Visualize as pastas que você salvou. Entenda a diferença entre elas, as cores, os cortes, os modelos, tecidos, ok?

Segundo passo: separar com método Marie Kondo

Você já ouviu falar na japonesa Marie Kondo? Ela é simplesmente a Deusa da arrumação! Você pode ler os livros dela ou assistir o documentário da Netflix. A magia da arrumação de Marie consiste em descobrir o que você realmente AMA, aquilo que faz seu coração vibrar e te arranca um sorriso, quantas coisas assim você tem em casa? As vezes as gente não enxerga as coisas que ama porque tem muuuuuita tralha na frente!

Então separe um tempo pra reunir TODA a sua roupa em cima da cama, sim toda a roupa. Esse exercício se faz nú. Mentira, mas se quiser fica a vontade hahaha. Ok, com a roupa reunida na cama você percebe quanta roupa tem, e sinceramente percebe que tem muito mais que deveria.

Marie Kondo ensina a pegar cada peça de roupa na mão e pensar: o quão feliz essa peça me faz, o quão maravilhosa me sinto vestindo isso. Sabe, quando você põe uma roupa, se sente o máximo e todo mundo elogia por que a roupa é a sua cara? É por aí mesmo!

Você vai separar em 3 categorias:

  • roupas que amo muito e não sei viver sem
  • roupas que não sei o que fazer com elas
  • roupas que não gosto e nem sei pq estão aqui

Terceiro passo: comparar o que combina

Agora é a hora da verdade, pega as roupas da PILHA QUE VOCÊ AMA SUPER e compara com a sua pasta do pinterest. Quais as roupas da pasta “como quero ser vista” que combinam com as roupas que você ama? Os estilos são parecidos? E se não são, porque você ama aquela roupa? As vezes a gente gosta de algo apenas pelo valor sentimental, porque ganhou de uma pessoa especial.

Aquilo que você tá em DÚVIDA vê se combina também com a pasta, o que não combinar guarda numa caixa escondida no guarda roupa pra descobrir se essas roupas vão te fazer falta ou não.

E a última pilha que não combina com você já sabe né, DOA ou VENDE. Você pode criar um brechó online no instagram ou no site enjoei (esse cobra taxas, confere direitinho no site).

Quarto passo: entendendo seu armário

Agora que você já entendeu como gostaria de se vestir, pense se isso combina de fato com seu dia a dia, quais suas tarefas diárias? Quais locais que você costuma ir? As roupas que você selecionou combinam com seu estilo de vida?

Pra montar os looks das fotos do pinterest o que você precisa? Atenção, não precisa sair desesperada comprando tudo, combine ao máximo o que você tem em mãos e pratique sua criatividade! Quando você PRECISAR comprar alguma roupa vai estar mais consciente do que funciona ou não pro seu guarda roupa, e a tendência é você acertar mais e comprar menos!

Quinto passo: Adeus fast fashion

Aposte em peças de boa qualidade e que vão durar muito tempo nesse novo guarda roupa (que é a sua cara uhuuul). Evite comprar em lojas de fast fashion (moda rápida) que vendem uma blusinha a 10 reais e na primeira lavagem já se desgastou toda, sabe? Além disso, para vender uma roupa tão barata assim, quanto será que ganhou a costureira? Você já se questionou sobre isso?

Se atente também ao tecido das roupas, eu descobri há uns 2 anos que POLIÉSTER É PLÁSTICO e fiquei desesperada, por que usamos um tecido ruim, que te deixa suando e ainda por cima vai poluir o planeta por milhares de anos? Antes eu era a pessoa que olhava a etiqueta da roupa procurando o valor, hoje sou a pessoa que lê etiqueta para saber o tecido e onde é feita a roupa. Lembre-se que a roupa mais sustentável é aquela que já existe, então se possível compre de brechós, tem vários surgindo aí, com aqueles tecidos bons de antigamente!

Espero que essas dicas te ajudem a entender melhor teu estilo e não ir na onda dos outros, a vida fica mais leve quando tu descobre o que funciona no guarda roupa, e depois poderá passar essa visão para as outras coisas da casa hahaha. Sugiro também que você leia sobre minimalismo!

Um grande abraço e obrigada por mudar teu ponto de vista comigo 🙂

Deixe um comentário